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O PRT ® é um dos mais bem estudados e validados modelos de intervenção no autismo e foi desenvolvido nos anos 70 pelos Psicólogos Robert Koegel, Ph.D., e Lynn Kern Koegel, Ph.D., na Universidade da Califórnia, Santa Barbara, que atualmente são Professores e Investigadores-coordenadores na Escola de Medicina da Universidade de Stanford nos EUA.
O PRT® é uma intervenção baseada em evidências científicas para crianças com PEA, que foca a intervenção na interação natural e reforço da motivação para a Comunicação, Interação Social e Aprendizagem das crianças com PEA.
De acordo com os estudos realizados, é uma intervenção efetiva para crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 16 anos. Relativamente à comunicação verbal, a investigação demonstrou que com a utilização das técnicas de motivação do PRT®, 85 a 90% das crianças com PEA, que iniciaram a intervenção antes dos 5 anos de idade, desenvolveram a comunicação verbal como principal forma de comunicação.
Uma das iniciativas mais recentes do PRT® é a intervenção em adultos com PEA, um segmento negligenciado e em que não há efetivamente nenhum tipo de intervenção. A maioria dos adultos com PEA acaba por viver toda a vida com a família, uma vez porque não têm autonomia suficiente para viver em comunidade. Vários estudos publicados demonstram a eficácia da utilização do PRT® na intervenção em adultos com PEA, nomeadamente na aquisição de algumas competências de empregabilidade e sociais que são úteis para adultos.