• Intermediação Profissional

Objetivos do Projeto e resultados esperados

 

A taxa de emprego das pessoas com deficiência (cerca de 80 milhões cidadãos da UE, que varia de uma deficiência ligeira a grave) continua a ser muito baixa, 48,7%, revelando a falta de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e a necessidade de desenvolver a sua situação laboral através de empregos de qualidade em ambientes de trabalho abertos, inclusivos e acessíveis (EU, 2017). É necessário prestar especial atenção aos jovens adultos com deficiência na sua transição da educação para o emprego (Comissão Europeia, 2010), uma vez que enfrentam outras barreiras adicionais diferentes no que respeita à sua empregabilidade e ao seu desenvolvimento profissional.

 

Por outro lado, o estabelecimento da Lei n.º 4/2019 que define o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% leva a que as empresas tenham um prazo transitório de quatro anos para o cumprimento da quota exigida.

 

Esta quota que se situa num 1% para médias empresas (com 75 ou mais trabalhadores) e nos 2% para grandes empresas (250 ou mais trabalhadores), o que torna esta obrigatoriedade por si só um desafio.

 

O objetivo geral deste projeto é permitir que mais jovens adultos com deficiência, preferencialmente com idades entre os 18-35 anos, ganhem a sua vida no mercado de trabalho aberto, melhorando a qualidade e a relevância da transição para a escola para o trabalho em Portugal.

 

Abordagem do Projeto escolhida para alcançar resultados bem-sucedidos

 

A inserção profissional de pessoas com deficiência deve ser um processo individualizado e construído passo a passo de acordo com os pontos fortes, interesses e aptidões da jovem pessoa com deficiência. Todavia afigura-se-nos que há certas etapas comuns a percorrer para que este processo seja bem-sucedido. Levando em linha de conta as áreas de oportunidades de trabalho existentes dentro de cada empresa e de acordo com a nossa experiência e conhecimento que temos acerca das metodologias de transição para a vida ativa de jovens adultos com deficiência com evidências científicas, desenvolvemos a seguinte estrutura de abordagem para o processo de inserção profissional de pessoas com deficiência em termos empresariais

 

 

Princípios considerados no desenho deste Projeto 

 

Desenhar um modelo de boas práticas consensual, respondendo às necessidades identificadas no percurso da jovem pessoa com deficiência e de todos os principais intervenientes no ecossistema que as influenciam.

 

Abordar as necessidades especificas da jovem pessoa de longo prazo, da escola, da universidade, do emprego e vida em geral.

 

Envolver ativamente todos os intervenientes no ecossistema na conceção do projeto piloto, incluindo a jovem pessoa com deficiência.

 

Complementar e associar grandes instituições.

 

Desenhar o projeto piloto com o objetivo de o poder replicar e escalar significativamente para além do piloto.

 

Desenhar o projeto piloto para permitir a aquisição de aprendizagens.

 

Desenhar o projeto piloto para permitir o rastreamento e a medição das métricas dos inputs, outputs e outcomes.

 

Este Projeto vai utilizar os princípios de uma metodologia experimentada e testada – Project SEARCH®. A experiência dos parceiros internacionais nas estrategias que têm um bom resultado no desenvolvimento de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, vai permitir partilhar recursos, usar a melhoria contínua da qualidade e a fidelidade ao modelo de intervenção de forma a alcançar os objetivos pretendidos.

 

Referenciação

 

Esta etapa diz respeito ao processo de referenciação de candidatos. Este processo é de extrema importância pois visa não só promover o acesso de pessoas com deficiência a este projeto, mas cima de tudo, fazer o fit candidato/empresa, ou seja, que o candidato a incluir no projeto venha a satisfazer a real necessidade de recrutamento da empresa.

 

Para alcançar este objetivo, são considerados, neste projeto, dois tipos de referenciação: A referenciação interna e a referenciação externa.

 

Em relação à referenciação interna, ela será oriunda da empresa, que acolherá as manifestações de interesse de familiares de trabalhadores e /ou outros, através dos seus canais próprios e as reencaminhará para a Focus via email.

 

Em relação à referenciação externa, ela diz respeito à promoção direta que a Focus fará, desenvolvendo um conjunto de parcerias com diversas entidades nos territórios de abrangência, de forma a que estas divulguem e promovam a participação de jovens adultos com deficiência no projeto. 

 

Os candidatos interessados preencherão um formulário específico de candidatura que incluirá, para além dos dados de identificação do candidato, informações sobre o grau e tipo de incapacidade, informações clínicas e familiares, que enviarão diretamente para a Focus.

 

 Seleção

 

Após a receção do formulário de candidatura, quer seja através da referenciação interna, quer seja através da referenciação externa, a Focus fará uma primeira triagem das candidaturas, que poderá envolver um contacto telefónico, com base na informação apresentada e correspondência aos requisitos de participação.

 

Feita a triagem, os candidatos selecionados serão convidados a participar numa “entrevista” de recrutamento feita pela Focus, com a duração de um dia, onde para além de se tomar contacto com o candidato, serão avaliadas as suas competências de socialização, de trabalho e potencial de desenvolvimento. Esta avaliação será feita de acordo com o modelo de avaliação do Project SEARCH®, podendo ser ainda utilizada outra ferramenta que se venha a revelar como indispensável.

  

Formação

 

De acordo com o perfil evidenciado pelos candidatos aquando da etapa da seleção, estes serão encaminhados inicialmente para uma das seguintes tipologias de formação:

 

Formação inicial: que corresponde ao Nível I de enquadramento. Este programa contempla cinquenta e três rotinas que estão dividas em três fases de aprendizagem. As rotinas são atividades que ocorrem com uma sequência previsível de etapas e com expectativas previsíveis para a participação e desempenho autónomo dos candidatos. Estas rotinas cobrem os ambientes escolares e da comunidade.

 

 

Formação intermédia: que corresponde ao Nível II de enquadramento. Este nível de enquadramento corresponde à formação no Project SEARCH® (nove meses). Os candidatos integrarão a base de dados de candidatos elegíveis para uma edição do Project SEARCH® a realizar.


Formação avançada: que corresponde ao Nível III de enquadramento. Este nível de enquadramento corresponde a uma formação de curta duração (três meses) seguindo princípios do Project SEARCH®

 

Avaliação

 

O programa de formação acima descrito tem um sistema integrado de avaliação do desempenho individual. Objetivos, procedimentos e resultados são continuamente medidos e representados graficamente segundo os moldes e instrumentos do curriculum e extensamente validados em diferentes programas e sistemas escolares. A validade das intervenções será medida ainda por inquéritos quantitativos a pais e tutores e por uma equipa da empresa.

 

No caso do programa avançado, no final da formação em sala, se os formandos não evidenciarem o perfil indicado para ingressar na empresa não avançarão para a formação prática em contexto de trabalho , podendo vir a ser integrados noutro nível de formação,

 

No final do programa de formação mencionado os formandos, caso evidenciem a necessárias competências de empregabilidade, avançarão para a etapa seguinte, a etapa de apresentação do candidato à empresa. No caso de não evidenciarem esta necessária preparação, poderão ser incluídos, de acordo com a avaliação realizada, noutro programa de formação disponível no projeto, e que seja mais adequado ao necessário desenvolvimento das suas competências.

 

Apresentação

 

Esta etapa consiste na apresentação dos candidatos que evidenciaram um nível de competências de empregabilidade consolidadas à empresa. Do resultado desta apresentação, poderão surgir três situações distintas: o recrutamento por parte da empresa, o reenvio do candidato para nova formação no projeto, no caso da empresa considerar que ainda não se encontram reunidas as necessárias condições de recrutamento ou, a inserção profissional noutra empresa no caso da empresa considerar que o perfil do candidato não se enquadra com os seus requisitos de recrutamento.

 

Acompanhamento

 

Para os candidatos recrutados pela empresa será desenvolvido um plano de acolhimento e acompanhamento específico em contexto laboral, que incluirá uma formação inicial e contínua on job aos tutores que acompanharão o percurso profissional dos candidatos dentro da empresa. 

Assim, em termos de acompanhamento, propomos duas fases distintas: a fase de integração e a fase de retenção do candidato.

A fase de integração visa proporcionar uma eficiente integração e posterior retenção do novo colaborador no local/ serviço selecionado pela empresa. 

A fase de retenção inicia-se após o primeiro mês de acolhimento na empresa e visa promover a retenção dos novos trabalhadores e resolver/ apoiar a resolução de todas as questões que possam surgir em contexto laboral, em tempo real na empresa. S

 

 Indicadores de Resultado

 

São propostos os seguintes indicadores de monitorização dos resultados a alcançar:

Indicador

Meta

# Candidatos

A definir

% Concluíram

92%

% Empregados* (Inscritos)

66,67 %

% Empregados* (Concluíram)

72,73%

 

Nota: a % de empregados pressupõe a utilização do Conceito de Emprego Competitivo utilizado pela Focus. Para a Focus, Emprego Competitivo é o resultado mais importante que é considerado de sucesso. Usamos uma rigorosa definição de emprego competitivo: pelo menos 16 horas de trabalho por semana, que pague o salário estabelecido, numa base regular, num ambiente integrado (i.e., com trabalhadores com e sem deficiência).


Link de Inscrição (Candidatos):

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=NIpi1bkzaEqWqzt-OAkZnUv9aqOjI3xCvA0hs6q0paZUQjhXU0tZNTg5RFk4MjVPUVIwN1g3MjhVSy4u