• SOLS - Star Online Learning System

Objetivo

 

Este serviço, desenvolvido pelo nosso parceiro Star Autism Support, visa disponibilizar aos alunos com Autismo ou outras Necessidades Especiais, do ensino pré-escolar, básico e secundário, um sistema e o acesso a oportunidades de aprendizagem à distância, para a minimizar os efeitos decorrentes do encerramento dos estabelecimentos de ensino e dos constrangimentos de segurança sanitária advindos do COVID-19.

Através de planos de lição baseados em evidências, um campo de ação e uma sequência que oferecem oportunidades de aprendizagem robustas, podemos oferecer aos alunos instrução individualizada, em qualquer local do mundo.



Descrição do Serviço

 

O sistema providencia aos destinatários sessões de ensino à distância individualizadas, de forma a manter as competências aprendidas em contexto escolar e a generalização de competências aplica das ao contexto familiar. Providencia ainda apoio aos pais, enquanto os alunos encontram limitações no acesso ao contexto escolar.


SOLS é constituído por três níveis de aprendizagem, desenhados para satisfazer o continuum de necessidades de todos os estudantes e cujo conteúdo pode ser individualizado para alcançar as metas do RTP/PEI de cada aluno.


Os estudantes e os seus cuidadores, participam em cinco sessões semanais, ao longo de doze semanas, conduzidas de 1 para 1 por um terapeuta da Focus, via uma plataforma online. Cada sessão tem a duração de 50 minutos, sendo muito flexíveis, estando alinhadas com as necessidades individualizadas de cada aluno.



Características diferenciadoras

 

Para além de utilizar metodologias de intervenção cientificas comprovadas, o SOLS apresenta as seguintes características diferenciadoras face a outros programas de aprendizagem online para pessoas com Necessidades Especiais:

  • Home Supports: Apoios visuais e em vídeo disponíveis gratuitamente para as famílias.
  • Instructorless LearningHome Packets e Extension Activities que os cuidadores podem utilizar em casa.
  • Aprendizagem síncrona à distância: Suporta os planos educativos individuais e o desenvolvimento de novas competências.



Resultados Esperados

 

A manutenção, aquisição e generalização de competências fundamentais para promover uma vida autónoma, em particular:

§  Comunicação social

§  Académicas

§  Rotinas diárias

§  Pedidos

§  Utilização de reforços

§  Participação


SOLS