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  • Cooperativa Focus

Projetos


Intermediação Profissional Pessoas com Deficiência



Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.


Enquadramento:

A taxa de emprego das pessoas com deficiência (cerca de 80 milhões cidadãos da UE, que varia de uma deficiência ligeira a grave) continua a ser muito baixa, 48,7%, revelando a falta de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e a necessidade de desenvolver a sua situação laboral através de empregos de qualidade em ambientes de trabalho abertos, inclusivos e acessíveis (EU, 2017). É necessário prestar especial atenção aos jovens adultos com deficiência na sua transição da educação para o emprego (Comissão Europeia, 2010), uma vez que enfrentam outras barreiras adicionais diferentes no que respeita à sua empregabilidade e ao seu desenvolvimento profissional.

Por outro lado, o estabelecimento da Lei n.º 4/2019 que define o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% leva a que as empresas tenham um prazo transitório de quatro anos para o cumprimento da quota exigida.

Esta quota que se situa num 1% para médias empresas (com 75 ou mais trabalhadores) e nos 2% para grandes empresas (250 ou mais trabalhadores), o que torna esta obrigatoriedade por si só um desafio.


Objetivos:

O objetivo geral deste projeto é permitir que mais jovens adultos com deficiência, preferencialmente com idades entre os 18-29 anos, ganhem a sua vida no mercado de trabalho aberto, melhorando a qualidade e a relevância da transição para a escola para o trabalho em Portugal.

Mais concretamente, o programa visa: (a) melhorar e preparar serviços para apoiar jovens adultos com deficiência na sua transição das escolas para o trabalho seguindo as políticas da UE, (b) desenvolver novos programas de formação e serviços a trabalhadores das empresas, (c) melhorar as competências dos trabalhadores das empresas para apoiar o emprego e aproximar o as empresas e escolas, (d) projetar um programa de treino e acompanhar o ensino das competências necessárias que conduzem a uma vida autónoma (e) implementar atividades piloto organizadas pela Focus (f) configurar, equipar e vincular estruturas para integrar novos e eficazes metodos de ensino para beneficiar jovens adultos com deficiência e trabalhadores das empresas, (g) divulgar as melhores práticas relacionadas com o emprego de jovens com deficiência na sua transição da educação para o trabalho nos países em que as empresas tenham operações.


Link Inscrição Candidatos

Link Inscrição Empresas



projeto

Transição Vida Ativa


Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.


Objetivos:

A inserção profissional de pessoas com deficiência deve ser um processo individualizado e construído passo a passo de acordo com os pontos fortes, interesses e aptidões da pessoa com deficiência.
O objetivo deste projeto é a criação de um programa cujo modelo metodológico está validado internacionalmente (Links Curriculum), disponibilizando um apoio abrangente a longo prazo durante o percurso de crescimento da jovem pessoa com deficiência e que começará aos 15 anos ou no 9º ano de escolaridade.

Descrição do Serviço:

A Transição para a Vida Ativa é um programa de intervenção que disponibiliza um apoio abrangente a longo prazo durante o percurso de crescimento da jovem pessoa com deficiência e que começa aos 15 anos/9º ano de escolaridade que inclui:
  • Currículo académico; 
  • Formação profissional; 
  • Aspirações de trabalho, carreira, competências e experiências; 
  • Vida independente e desenvolvimento pessoal e social; 
  • Intervenções terapêuticas e de saúde .


Resultados Esperados

  • Desenvolvimento de competências de trabalho, socialização e autonomia das jovens pessoas com deficiência.

  • Com este projeto, encontramos cobertura para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 8,10,11 e 17.


Inscrições/Informações: 
focuscrl2012@gmail.com / Tlm:+351932360480 /



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SOLS - Star Online Learning System


Objetivo
Este serviço, desenvolvido pelo nosso parceiro Star Autism Support, visa disponibilizar aos alunos com Autismo ou outras Necessidades Especiais, do ensino pré-escolar, básico e secundário, um sistema e o acesso a oportunidades de aprendizagem à distância, para a minimizar os efeitos decorrentes do encerramento dos estabelecimentos de ensino e dos constrangimentos de segurança sanitária advindos do COVID-19.
Através de planos de lição baseados em evidências, um campo de ação uma sequência que oferecem oportunidades de aprendizagem robustas, podemos oferecer aos alunos instrução individualizada, em qualquer local do mundo.


Descrição do Serviço
O sistema providencia aos destinatários sessões de ensino à distância individualizadas, de forma a manter as competências aprendidas em contexto escolar e a generalização de competências aplica das ao contexto familiar. Providencia ainda apoio aos pais, enquanto os alunos encontram limitações no acesso ao contexto escolar.
SOLS é constituído por três níveis de aprendizagem, desenhados para satisfazer o continuum de necessidades de todos os estudantes e cujo conteúdo pode ser individualizado para alcançar as metas do RTPƒPEI de cada aluno.
Os estudantes e os seus cuidadores, participam em cinco sessões semanais, ao longo de doze semanas, conduzidas de 1 para 1 por um terapeuta da Focus, via uma plataforma online. Cada sessão tem a duração de 50 minutos, sendo muito flexíveis, estan− do alinhadas com as necessidades individualizadas de cada aluno.


Características diferenciadoras
Para além de utilizar metodologias de intervenção cientificas comprovadas, o SOLS apresenta as seguintes características diferenciadoras face a outros programas de aprendizagem online para pessoas com Necessidades Especiais:

  • Home SupportsApoios visuais e em vídeo disponí− veis gratuitamente para asfamílias.
  • Instructorless LearningHome Packets e Extension Activities que os cuidadores podem utilizar em casa.
  • Aprendizagem síncrona à distância: Suporta os pla− nos educativos individuais e o desenvolvimento de novas competências.


Resultados Esperados
A manutenção, aquisição e generalização de competên− cias fundamentais para promover uma vida autónoma, em particular:
  • Comunicação social
  • Académicas
  • Rotinas diárias
  • Pedidos
  • Utilização de reforços
  • Participação




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