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Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.
Enquadramento:
A taxa de emprego das pessoas com deficiência (cerca de 80 milhões cidadãos da UE, que varia de uma deficiência ligeira a grave) continua a ser muito baixa, 48,7%, revelando a falta de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e a necessidade de desenvolver a sua situação laboral através de empregos de qualidade em ambientes de trabalho abertos, inclusivos e acessíveis (EU, 2017). É necessário prestar especial atenção aos jovens adultos com deficiência na sua transição da educação para o emprego (Comissão Europeia, 2010), uma vez que enfrentam outras barreiras adicionais diferentes no que respeita à sua empregabilidade e ao seu desenvolvimento profissional.
Por outro lado, o estabelecimento da Lei n.º 4/2019 que define o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% leva a que as empresas tenham um prazo transitório de quatro anos para o cumprimento da quota exigida.
Esta quota que se situa num 1% para médias empresas (com 75 ou mais trabalhadores) e nos 2% para grandes empresas (250 ou mais trabalhadores), o que torna esta obrigatoriedade por si só um desafio.
Objetivos:
O objetivo geral deste projeto é permitir que mais jovens adultos com deficiência, preferencialmente com idades entre os 18-29 anos, ganhem a sua vida no mercado de trabalho aberto, melhorando a qualidade e a relevância da transição para a escola para o trabalho em Portugal.
Mais concretamente, o programa visa: (a) melhorar e preparar serviços para apoiar jovens adultos com deficiência na sua transição das escolas para o trabalho seguindo as políticas da UE, (b) desenvolver novos programas de formação e serviços a trabalhadores das empresas, (c) melhorar as competências dos trabalhadores das empresas para apoiar o emprego e aproximar o as empresas e escolas, (d) projetar um programa de treino e acompanhar o ensino das competências necessárias que conduzem a uma vida autónoma (e) implementar atividades piloto organizadas pela Focus (f) configurar, equipar e vincular estruturas para integrar novos e eficazes metodos de ensino para beneficiar jovens adultos com deficiência e trabalhadores das empresas, (g) divulgar as melhores práticas relacionadas com o emprego de jovens com deficiência na sua transição da educação para o trabalho nos países em que as empresas tenham operações.
Objetivo:
Promover o sucesso educativo e a inclusão escolar e social
das crianças, jovens e adultos com Autismo e outras NEE no Município de Vale de
Cambra e no Agrupamento de Escolas do Búzio, através da criação de um Centro de
Recursos de Apoio à Educação Inclusiva, proporcionando-lhes o acesso a
programas, métodos, instrumentos e materiais de ensino efetivos e baseados em
evidências científicas adequados às suas características
Objetivo: