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  • Cooperativa Focus

Projects


Professional Intermediation People with Disabilities



Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.


Enquadramento:

A taxa de emprego das pessoas com deficiência (cerca de 80 milhões cidadãos da UE, que varia de uma deficiência ligeira a grave) continua a ser muito baixa, 48,7%, revelando a falta de igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e a necessidade de desenvolver a sua situação laboral através de empregos de qualidade em ambientes de trabalho abertos, inclusivos e acessíveis (EU, 2017). É necessário prestar especial atenção aos jovens adultos com deficiência na sua transição da educação para o emprego (Comissão Europeia, 2010), uma vez que enfrentam outras barreiras adicionais diferentes no que respeita à sua empregabilidade e ao seu desenvolvimento profissional.

Por outro lado, o estabelecimento da Lei n.º 4/2019 que define o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% leva a que as empresas tenham um prazo transitório de quatro anos para o cumprimento da quota exigida.

Esta quota que se situa num 1% para médias empresas (com 75 ou mais trabalhadores) e nos 2% para grandes empresas (250 ou mais trabalhadores), o que torna esta obrigatoriedade por si só um desafio.


Objetivos:

O objetivo geral deste projeto é permitir que mais jovens adultos com deficiência, preferencialmente com idades entre os 18-29 anos, ganhem a sua vida no mercado de trabalho aberto, melhorando a qualidade e a relevância da transição para a escola para o trabalho em Portugal.

Mais concretamente, o programa visa: (a) melhorar e preparar serviços para apoiar jovens adultos com deficiência na sua transição das escolas para o trabalho seguindo as políticas da UE, (b) desenvolver novos programas de formação e serviços a trabalhadores das empresas, (c) melhorar as competências dos trabalhadores das empresas para apoiar o emprego e aproximar o as empresas e escolas, (d) projetar um programa de treino e acompanhar o ensino das competências necessárias que conduzem a uma vida autónoma (e) implementar atividades piloto organizadas pela Focus (f) configurar, equipar e vincular estruturas para integrar novos e eficazes metodos de ensino para beneficiar jovens adultos com deficiência e trabalhadores das empresas, (g) divulgar as melhores práticas relacionadas com o emprego de jovens com deficiência na sua transição da educação para o trabalho nos países em que as empresas tenham operações.


Link Inscrição Candidatos

Link Inscrição Empresas




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Transition to Adulthood


|Transição para a Vida Ativa|

Projeto Cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.


Objetivos:

A inserção profissional de pessoas com deficiência deve ser um processo individualizado e construído passo a passo de acordo com os pontos fortes, interesses e aptidões da pessoa com deficiência.
O objetivo deste projeto é a criação de um programa cujo modelo metodológico está validado internacionalmente (Links Curriculum), disponibilizando um apoio abrangente a longo prazo durante o percurso de crescimento da jovem pessoa com deficiência e que começará aos 15 anos ou no 9º ano de escolaridade.

Descrição do Serviço:

A Transição para a Vida Ativa é um programa de intervenção que disponibiliza um apoio abrangente a longo prazo durante o percurso de crescimento da jovem pessoa com deficiência e que começa aos 15 anos/9º ano de escolaridade que inclui:
  • Currículo académico; 
  • Formação profissional; 
  • Aspirações de trabalho, carreira, competências e experiências; 
  • Vida independente e desenvolvimento pessoal e social; 
  • Intervenções terapêuticas e de saúde .


Resultados Esperados

  • Desenvolvimento de competências de trabalho, socialização e autonomia das jovens pessoas com deficiência.

  • Com este projeto, encontramos cobertura para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 8,10,11 e 17.


Inscrições/Informações: 
focuscrl2012@gmail.com / Tlm:+351932360480 /



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SOLS - Star Online Learning System


STAR Online Learning System (SOLS) is designed to provide preschool, elementary, and secondary students access to remote learning opportunities. Through evidence-based lesson plans and a scope and sequence that provides scaffolded learning opportunities, teachers can provide students individualized instruction.


SOLS has three strands that have been leveled to meet the continuum of needs of all students and includes content that can be individualized to meet each student’s IEP goals. Instructional strategies are centered on evidence-based practices appropriate for students with autism and other developmental disabilities, to teach skills in critical areas.


Strand A  sessions are for students who may have difficulty attending to the instructor during an online session. The focus of these sessions will be guiding caregivers to teach students new skills both during the online sessions and throughout the day.


Strand B  sessions are for students who are able to attend for short periods of time and will be a combination of direct teaching and caregiver coaching.


Strand C  sessions are for students who are able to attend for the entire session and will be direct teaching between student and teacher.


Lesson plans provide teachers with presentation materials, guides, and instructional content to conduct lessons.


SOLS includes professional development webinars, providing educators both the materials and training, to ensure successful remote learning sessions for teachers, students, and families. Research has shown that when teachers and families collaborate in a student’s instructional programming,  it results in positive learning outcomes in communication, academics, and social skills.



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